Maneiras Para ter um muro verde em casa e quebrar o cinza e estilo urbano, há diversas maneiras, sendo assim, vamos ver uma por uma.
--> Cerca viva: a cerca viva nada mais é que o uso de plantas que são direcionadas para delimitar o espaço.
1 - Para ter um muro feito de cerca viva, é preciso escolher a planta ideal. As mais indicadas são buxinho (Buxus sempervirens), murta-de-cheiro (Murraya paniculata) e gardênia (Gardenia jasminoides).
2 - O primeiro passo é fazer o plantio da planta escolhida e depois esperar para que ela comece a crescer.
3 - A poda regular é necessária para manter a cerca viva ajustada. A cerca viva apesar de linda, não é tão indicada para restringir o acesso ao local, já que não garante tanta segurança como um muro.

---> Muros e treliças: o uso de trepadeiras é ideal para cobrir um muro ou treliça (e ainda evita que pichadores estreguem a estética da casa).
1 - Para ter um muro desse tipo é preciso ter um espacinho para plantar a trepadeira escolhida e direcioná-la para o muro.
2 - Se a intenção é preencher o muro rápido, plante a trepadeira em mais que um ponto.
3 - As plantas mais indicadas para esse tipo de técnica é a hera (Hedera helix) e a unha-de-gato (Ficus pumila).
---> Vasos e garrafas pet: se a intenção é fazer um muro verde com um espécie de jardim vertical, isso também é possível.
1 - Para garantir tal resultado, é preciso fazer o plantio em vasos ou em garrafas pet (cortados na forma longitudinal).
2 - Depois pendure arame ou outro material para segurar o vaso ou garrafa. Para sustentar as plantas, você vai precisar colocar parafusos no muro.
3 - Esse estilo de muro verde, pode ser usado de forma ornamental (com as flores de sua preferência) ou como um hortinha vertical (basta plantar suas verduras nos vasos e garrafas).

---> Blocos cerâmicos ou de cimento (pré-moldados): esses blocos são comprados prontos e possuem espacinhos que se assemelham a vasinhos.
A instalação dos blocos deve ser próxima do muro. O método é bem simples, já que o material tem espaço para passar vigas de sustentação que darão apoio aos blocos.
---> Painel de fibra de coco: a técnica é simples e ideal para criar um muro verde em pequeno espaço, como varandas e até sacadas de apartamento.
1 - O primeiro passo é comprar o painel de fibra de coco.
2 - Depois é preciso impermeabilizar a parede onde o painel será instalado (para fixar é preciso parafusar o item na parede).
3 - Após ser instalado, é só escolher as plantas e colocar a “mão na terra”.
Uma vantagem desse tipo de muro verde, é que o painel é bonito, por isso dá para usar plantas pequenas e deixar o suporte aparecendo.
Matéria feita e pesquisada pela empresa Luciano Simões Paisagismo e Ecossitemas trabalhamos com todos os muros vegetados entre já em contato conosco e solicite um orcamento.
fonte:http://casaeconstrucao.org/


















